Edge Capital anuncia venda de cadeia de ginásios Fitness Hut


VIVA GYM APOIADA PELO FUNDO BRIDGES ADQUIRE MAIOR CADEIA DE GINÁSIOS DO PAÍS À EDGE CAPITAL

A Edge Capital SGPS, holding de investimentos participada por José Luís Pinto Basto através da The Edge SGPS (50%) e por Miguel Pais do Amaral através da Greypart SGPS (50%), anuncia a concretização da venda da cadeia de ginásios Fitness Hut à Viva Gym Group Limited, que detém a cadeia Viva Gym em Espanha. A Viva Gym Group Limited é detida maioritariamente pelo fundo Bridges Sustainable Growth Fund III, um fundo gerido pelo investidor britânico Bridges Fund Management,...

O Fitness Hut foi desenvolvido desde a sua génese pela Edge Capital (50%) e pela experiente equipa de gestão (50%) em 2011, com um investimento inicial que permitiu a abertura de oito ginásios nos dois primeiros anos. Em 2014, o OxyCapital Mezzanine Fund tornou-se parceiro do Fitness Hut, financiando a empresa com um investimento adicional de 12 milhões de euros, permitindo a aceleração da expansão da cadeia por todo o país. Desde então, a operação evoluiu para os actuais 31 ginásios (incluindo 4 em fase final de construção), com o número de sócios a ultrapassar os 110 mil e uma faturação superior a 30 milhões de euros, liderando atualmente o sector do fitness em Portugal.

José Luís Pinto Basto sublinha que “o investimento nos ginásios Fitness Hut foi desde o primeiro momento uma aposta ganha, pelo potencial de crescimento deste mercado em Portugal e no resto da Europa. Fizemos este projeto crescer em plena crise e de forma sustentada, tornando-se em apenas seis anos na maior cadeia de ginásios do país. Depois do projeto consolidado entendemos que estava na altura de passar o testemunho. A venda da empresa à Viva Gym Group Limited permitirá concretizar uma consolidação ibérica com a cadeia Viva Gym, o rumo certo para dar continuidade ao projeto que iniciámos e trilhar o caminho da internacionalização”.

“Este negócio vem consolidar a posição da Edge Capital como catalisadora de projetos inovadores, como foi o caso dos supermercados Brio, vendidos também recentemente à SONAE, e agora dos ginásios Fitness Hut, que alteraram o paradigma dos ginásios em Portugal. Confirma também a capacidade que temos tido de investir em projetos com grande potencial de crescimento e de entrega-los em boas mãos, para continuarem a crescer e internacionalizarem-se. Orgulha-nos poder dizer que esta é uma das maiores operações de private equity dos últimos anos em Portugal”, adianta o CEO do The Edge Group.